segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Jesser Valzacchi

Por José Rosário ( Artista Plástico)


Ter na família alguma referência para as artes é uma segurança que é privilégio para poucos. Ainda mais se a família já tem uma tradição que atravessa gerações e que impõe um respeito pelas propostas apresentadas pelos seus membros. É o que acontece com os Valzacchi, que há décadas vem apresentando seus artistas ao cenário artístico brasileiro. Com raízes fincadas na Itália, seguem uma tradição acadêmica e também algumas tendências impressionistas.
Por assim dizer, Jesser Valzacchi é filho, sobrinho, neto e bisneto de artistas. Herança que segue honrando o nome da família. É um jovem rapaz nascido no ano de 1983 e que teve sua carreira impulsionada pelo tio Francisco Marcos Valzacchi, no ano de 1997. O ambiente é sem dúvida um formador nato e Jesser soube tirar bastante proveito disso, e já em 1998 intensifica seus estudos sobre pintura e encara a arte como sua profissão. Desde então, Edwil Valzacchi, seu avô, tornou-se sua principal e maior inspiração.
A formação acadêmica se deu pela prática da observação atenta que fazia constantemente aos membros da família, quando esses estavam em atividade. Além de seus antecessores familiares, Jesser admira os artistas Boner e G. Martins como referências do cenário atual. Podemos perceber em suas obras, as influências indiretas e diretas de muitos outros grandes nomes que foram se tornando referência. Suas obras têm um cromatismo eficiente e uma composição vigorosa, bem precoce para uma carreira tão curta. Há que se atentar pela acuidade no trabalho com as figuras e pelos tons terrosos, uma característica dos trabalhos realistas de final do século XIX, e que foi incorporada por uma grande safra de realistas contemporâneos, revisitada com novas técnicas e especiais efeitos.
Jesser já soma a participação em diversos salões de artes, principalmente na cena do interior paulista. Obteve premiações em vários deles, vindo agregar preciosos degraus em seu currículo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário